A teoria e a prática pedagógica somente serão concretizadas a partir do momento em que o diálogo, a troca de experiências e a socialização das diversas áreas e disciplinas dentro e fora das escolas se tornarem presentes nas instituições de ensino e nos indivíduos.
O diálogo entre profissionais de educação, comunidade escolar e alunos promove um currículo atual e globalizado, que atende e envolve todos os problemas e dificuldades no campo profissional, econômico, social e humano.
Reconhecer idéias e sugestões, pesquisar, buscar, refletir e trocar experiências sobre os problemas é o modo mais fácil de encontrar soluções para estes e torná-los significativos para a sociedade.
O aluno deve ser estimulado a buscar alternativas para as questões sociais, econômicas e culturais com o auxílio dos vários meios de informação que estão presentes no cotidiano.
O domínio das habilidades, o desenvolvimento das competências e os desenvolvimentos afetivo e cognitivo poderão ser concretizados a partir da capacitação intelectual do indivíduo; mas, para isso, o ser humano necessita viver em sociedade e ajudar-se mutuamente.
O educador somente poderá ensinar quando aprender e, para isso, é preciso ter conhecimento, que é adquirido com diálogo, troca de experiências e pesquisa científica. Para tanto, é necessário ter humildade para admitir que não se sabe tudo e avaliar atitudes positivas e negativas.
O desenvolvimento e a transformação do mundo somente serão possíveis quando os educadores tiverem consciência de seu papel na sociedade e da importância de valorizar o aluno como um todo, trabalhando com as várias tecnologias existentes.
Nenhum comentário:
Postar um comentário