terça-feira, 24 de maio de 2011

NOSSOS ALUNOS NA OFICINA DE KARATÊ. NOVO HORÁRIO PARA ATENDER A TODOS OS ALUNOS.





Sabe-se que os jogos e brincadeiras lúdicas trazem à criança inúmeros benefícios, como o desenvolvimento motor, cognitivo, afetivo-social, entre outros. Tendo em vista a importância de não pular etapas no desenvolvimento da criança, não deixando espaço à auto-descoberta e de não prejudicar o desenvolvimento de seus próprios valores, é importante trabalhar a luta de forma lúdica para crianças de 05 a 08 anos. Gradualmente fazendo-se uma ligação às técnicas do karatê de acordo com a maturação e entendimento delas, sem a preocupação de formar atletas, que isso seja uma conseqüência e não um objetivo. De acordo com Contreras (1999), a criança deve desenvolver seus próprios valores e dirigi-los para a etapa seguinte, onde se escorarão na formação específica, ou seja, deve-se deixar a natureza agir, e ser, portanto, capaz de descobrir as verdadeiras necessidades naturais.
Acredita-se que os jogos e brincadeiras, como fatores motivadores e como elementos recreativos e lúdicos, estimulando fatores psicológicos (auto-estima, confiança, relações, etc.), além dos fatores físicos e sociais, ajudam no processo de aprendizagem do karatê. Como Brougére (1998) explica, os jogos fazem parte da instrução, e ao mesmo tempo em que exercitam a inteligência, promovem o crescimento, boas condições físicas e saúde entre os jovens. Por serem exercícios físicos, tornam-se um meio de introduzir a criança a uma atividade física e pode ser usado para permitir um relaxamento necessário cujo objetivo é propiciar um novo esforço intelectual, ou tornar lúdica a educação corporal e facilitar o aprendizado.

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