JUSTIFICATIVA DO III FESTIVAL DE CULTURA E DANÇA JUNINA/2011
TEMA: UM PASSEIO PELO NORDESTE BRASILEIRO
Os festejos juninos quando aliados ao desejo de ensinar e ao de aprender torna-se um assunto prazeroso onde professores e alunos aprendem juntos.
As festas juninas reúnem os costumes rurais, os trajes, a comida, a música, a dança, os fogos, a fogueira, superstições, crendices, simpatias e quadrilhas que juntos dão aos professores possibilidades de trabalharem seus conteúdos escolares de forma diferenciada culminando em uma grande festa.
Não foi difícil justificarmos a organização deste Festival. Pois, entendemos que o Patrimônio Cultural de um povo deve ser preservado, sendo, portanto papel da escola trabalhar para salvaguardar este patrimônio e garantir as gerações futuras um pouco daquilo que vivenciamos na nossa infância.
OBJETIVO
Valorizar a cultura e a dança nordestina como patrimônio cultural nacional e regional que deve ser preservado em suas diferentes formas.
PÚBLICO ALVO
Alunos, professores e a comunidade em geral.
REFLEXÃO SOBRE AS FESTAS JUNINAS NO CONTEXTO ESCOLAR
Muito poderia ser dito neste espaço, porém nada tão significativo como à decisão de falarmos da elaboração deste III Festival de Cultura e Dança.
Analisamos que a escola tem perdido seu foco principal que e de ensinar o aluno formando assim cidadãos. A escola tem muita das vezes se preocupado com um papel que não é seu. O maior exemplo disso apontou o período de festejos juninos onde as escolas oferecem shwos esquecendo-se de seu principal foco, a aprendizagem.
Precisamos mostrar aos nossos alunos o que Silvio Romero em 1899 escrevia em Parnaso Sergipano, (p.11):
Não existe no Brasil, terra onde a lira popular seja mais sonora, o folclore mais rico, as festas plebéias mais animadas, as modinhas mais ardentes, os lundus mais chorados.
O povo sergipano é amável, bondoso, hospitaleiro e têm o dom especial de aliar certo fundo de ingenuidade e acanhamento, à firmeza de caráter, a veia cômica e as efusões da poesia.
A cada momento festivo a escola deve ressaltar o seu papel e fazer de cada momento festivo um momento de real aprendizagem, valorizando aquilo que temos de tão belo na nossa cultura material e não-material.
Jeane Rodrigues Ferreira
É por ter gestora tão inteligente, que adoro fazer parte da equipe de professores dessa escola!!!Elisabete
ResponderExcluir20 de maio - Dia Nacional do PEDAGOGO
ResponderExcluirPEDAGOGIA, DOUTRINA MEMORÁVEL
Cláudio Oliveira
Pedagogia é a teoria
E ciência da educação,
A transmissão de conhecimento,
Inerente a interação e aptidão.
Pedagogia tem como objetivo
O pleno estudo dos sistemas,
Eficiência e técnica de aperfeiçoamento,
Aduz a solução de imanes problemas.
Reunião de proposições diretoras,
Estriba-se na ampliação da compreensão,
Rege o desenvolvimento psicofisiológico,
Do educando primitivo ou em formação.
Pedagogia, doutrina memorável,
Conjunto de princípios basilar,
Serve de pilar a um sistema filosofal,
Digno de louvor na interação escolar.
Fundamenta-se em promover o desenvolvimento,
Da capacidade intelectual, física, moral,
De transmissão de conhecimento científico,
Indispensável ao progresso e interação pessoal.
A pedagogia tem como alicerce,
A erudição profícua das leis,
Reporta na superação de obstáculos,
Empregando gnose e recursos viáveis.
A pedagogia tem por finalidade,
O pleno desenvolvimento do saber,
Das habilidades, doutrinas e hábitos,
Interação plausível no cumprimento do dever.
´
A esta Doutrina Memorável
Manifesto total apreço e reporto
com orgulho esta homenagem.
Cordiais Saudações!