sexta-feira, 9 de setembro de 2011

III FESTIVAL DE CULTURA E DANÇA JUNINA/2011.






























JUSTIFICATIVA DO III FESTIVAL DE CULTURA E DANÇA JUNINA/2011

TEMA: UM PASSEIO PELO NORDESTE BRASILEIRO

Os festejos juninos quando aliados ao desejo de ensinar e ao de aprender torna-se um assunto prazeroso onde professores e alunos aprendem juntos.

As festas juninas reúnem os costumes rurais, os trajes, a comida, a música, a dança, os fogos, a fogueira, superstições, crendices, simpatias e quadrilhas que juntos dão aos professores possibilidades de trabalharem seus conteúdos escolares de forma diferenciada culminando em uma grande festa.

Não foi difícil justificarmos a organização deste Festival. Pois, entendemos que o Patrimônio Cultural de um povo deve ser preservado, sendo, portanto papel da escola trabalhar para salvaguardar este patrimônio e garantir as gerações futuras um pouco daquilo que vivenciamos na nossa infância.


OBJETIVO

Valorizar a cultura e a dança nordestina como patrimônio cultural nacional e regional que deve ser preservado em suas diferentes formas.

PÚBLICO ALVO

Alunos, professores e a comunidade em geral.

REFLEXÃO SOBRE AS FESTAS JUNINAS NO CONTEXTO ESCOLAR

Muito poderia ser dito neste espaço, porém nada tão significativo como à decisão de falarmos da elaboração deste III Festival de Cultura e Dança.

Analisamos que a escola tem perdido seu foco principal que e de ensinar o aluno formando assim cidadãos. A escola tem muita das vezes se preocupado com um papel que não é seu. O maior exemplo disso apontou o período de festejos juninos onde as escolas oferecem shwos esquecendo-se de seu principal foco, a aprendizagem.

Precisamos mostrar aos nossos alunos o que Silvio Romero em 1899 escrevia em Parnaso Sergipano, (p.11):

Não existe no Brasil, terra onde a lira popular seja mais sonora, o folclore mais rico, as festas plebéias mais animadas, as modinhas mais ardentes, os lundus mais chorados.

O povo sergipano é amável, bondoso, hospitaleiro e têm o dom especial de aliar certo fundo de ingenuidade e acanhamento, à firmeza de caráter, a veia cômica e as efusões da poesia.

A cada momento festivo a escola deve ressaltar o seu papel e fazer de cada momento festivo um momento de real aprendizagem, valorizando aquilo que temos de tão belo na nossa cultura material e não-material.

Jeane Rodrigues Ferreira


2 comentários:

  1. É por ter gestora tão inteligente, que adoro fazer parte da equipe de professores dessa escola!!!Elisabete

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  2. 20 de maio - Dia Nacional do PEDAGOGO

    PEDAGOGIA, DOUTRINA MEMORÁVEL
    Cláudio Oliveira
    Pedagogia é a teoria
    E ciência da educação,
    A transmissão de conhecimento,
    Inerente a interação e aptidão.

    Pedagogia tem como objetivo
    O pleno estudo dos sistemas,
    Eficiência e técnica de aperfeiçoamento,
    Aduz a solução de imanes problemas.

    Reunião de proposições diretoras,
    Estriba-se na ampliação da compreensão,
    Rege o desenvolvimento psicofisiológico,
    Do educando primitivo ou em formação.

    Pedagogia, doutrina memorável,
    Conjunto de princípios basilar,
    Serve de pilar a um sistema filosofal,
    Digno de louvor na interação escolar.

    Fundamenta-se em promover o desenvolvimento,
    Da capacidade intelectual, física, moral,
    De transmissão de conhecimento científico,
    Indispensável ao progresso e interação pessoal.

    A pedagogia tem como alicerce,
    A erudição profícua das leis,
    Reporta na superação de obstáculos,
    Empregando gnose e recursos viáveis.

    A pedagogia tem por finalidade,
    O pleno desenvolvimento do saber,
    Das habilidades, doutrinas e hábitos,
    Interação plausível no cumprimento do dever.
    ´

    A esta Doutrina Memorável
    Manifesto total apreço e reporto
    com orgulho esta homenagem.
    Cordiais Saudações!

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