terça-feira, 14 de dezembro de 2010

A PROFESSORA JAILZA RODRIGUES ORGANIZOU UMA EXCURSÃO E ENCERROU O ANO COM CHAVE DE OURO.CONFIRA.























Os trabalhos de campo: excursões, observações no pátio da escola e na vizinhança estudos do meio, visitas as fábricas, museus, planetários, etc.constituem talvez a técnica mais interessante e produtiva no ensino da geografia e da História. Seu grande mérito e tornar o conhecimento prático e mostrar como as coisas são na realidade, deixando o aluno perceber que tudo aquilo que ele está estudando tem algo a ver com a realidade, com o mundo onde vivemos. O trabalho de campo mesmo que uma simples observação da paisagem deixa claro para o educando que a Geografia, História, Ciência, Educação Física e Português não se resumem à sala de aula, que elas são também o sistema de transporte da sua cidade a localização das fábricas, a poluição do rio próximo ao local onde ele mora, o caminho que ele faz para ir de sua casa à escola, etc.
Nos países desenvolvidos em geral usa-se muito mais trabalho de campo no ensino fundamental e médio, que no Brasil.
No Brasil, entretanto, o uso dessa atividade nas escolas ainda é raríssimo. Mas isso tudo tem de mudar, pois não existe um ensino moderno sem aulas práticas e para várias disciplinas - Geografia,Biologia, Historia e outras - aulas práticas não significam ir para um laboratório fechado (às vezes isso ate é possível, mas não é o mais importante) e sim estudar realidades in loco (ou seja, no local). E nem sempre são necessários muitos recursos financeiros para fazer trabalho de campo, pois muitas vezes o local a ser visitado fica perto e o deslocamento por ônibus é desnecessário. Sempre há um lugar próximo aonde a classe pode observar e refletir: a posição do sol no pátio da escola ou as nuvens e seus movimentos, um barranco em que se pode mostrar o perfil do solo ou onde há risco de erosão, um casarão colonial, um riacho poluído, uma vegetação típica, etc..
Considerando que o aprendizado é um processo e que ele envolve a reflexão e o desenvolvimento do raciocínio lógico, não podemos perder de vista, entretanto, que para alcançar esses objetivos há a necessidade de estímulos permanentes.
Mas para se atingir tais metas ou aprimorar a fluidez dessas habilidades nos estudantes, entre outros recursos, destaca-se a importância de que os conceitos sejam aplicados em suas vidas práticas para que percebam sua real utilidade e, posteriormente, para que se conscientizem de sua validade a fim de auxiliá-los na interpretação dos processos e acontecimentos naturais ou ocasionados pela intervenção da sociedade no meio ambiente, pois, caso contrário tais conceitos deixarão de ter sentido.

Um comentário:

  1. Professora parabéns pela belissíma excursão.Excursões como essa nos faz pensar como aprender vale apena,claro, quando há forma é prazerosa.Larissa.

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