Os trabalhos de campo: excursões, observações no pátio da escola e na vizinhança estudos do meio, visitas as fábricas, museus, planetários, etc.constituem talvez a técnica mais interessante e produtiva no ensino da geografia e da História. Seu grande mérito e tornar o conhecimento prático e mostrar como as coisas são na realidade, deixando o aluno perceber que tudo aquilo que ele está estudando tem algo a ver com a realidade, com o mundo onde vivemos. O trabalho de campo mesmo que uma simples observação da paisagem deixa claro para o educando que a Geografia, História, Ciência, Educação Física e Português não se resumem à sala de aula, que elas são também o sistema de transporte da sua cidade a localização das fábricas, a poluição do rio próximo ao local onde ele mora, o caminho que ele faz para ir de sua casa à escola, etc.
Nos países desenvolvidos em geral usa-se muito mais trabalho de campo no ensino fundamental e médio, que no Brasil.
No Brasil, entretanto, o uso dessa atividade nas escolas ainda é raríssimo. Mas isso tudo tem de mudar, pois não existe um ensino moderno sem aulas práticas e para várias disciplinas - Geografia,Biologia, Historia e outras - aulas práticas não significam ir para um laboratório fechado (às vezes isso ate é possível, mas não é o mais importante) e sim estudar realidades in loco (ou seja, no local). E nem sempre são necessários muitos recursos financeiros para fazer trabalho de campo, pois muitas vezes o local a ser visitado fica perto e o deslocamento por ônibus é desnecessário. Sempre há um lugar próximo aonde a classe pode observar e refletir: a posição do sol no pátio da escola ou as nuvens e seus movimentos, um barranco em que se pode mostrar o perfil do solo ou onde há risco de erosão, um casarão colonial, um riacho poluído, uma vegetação típica, etc..
Considerando que o aprendizado é um processo e que ele envolve a reflexão e o desenvolvimento do raciocínio lógico, não podemos perder de vista, entretanto, que para alcançar esses objetivos há a necessidade de estímulos permanentes.
Mas para se atingir tais metas ou aprimorar a fluidez dessas habilidades nos estudantes, entre outros recursos, destaca-se a importância de que os conceitos sejam aplicados em suas vidas práticas para que percebam sua real utilidade e, posteriormente, para que se conscientizem de sua validade a fim de auxiliá-los na interpretação dos processos e acontecimentos naturais ou ocasionados pela intervenção da sociedade no meio ambiente, pois, caso contrário tais conceitos deixarão de ter sentido.
Professora parabéns pela belissíma excursão.Excursões como essa nos faz pensar como aprender vale apena,claro, quando há forma é prazerosa.Larissa.
ResponderExcluir