domingo, 28 de novembro de 2010

EXCURSÃO AO PARQUE ECOLÓGICO SERRA DE ITABAIANA








O Parque Nacional Serra de Itabaiana até pouco tempo era conhecido como Estação Ecológica da Serra de Itabaiana. Foi em junho de 2005 que ocorreu sua reclassificação, constituindo-o como o primeiro Parque Nacional do Estado do Sergipe, considerado pelo Ministério do Meio Ambiente como de alta importância para a conservação da biodiversidade.

O Parque tem uma área de 7.966 hectares, dos quais apenas 3,5% estão regularizadas. Tem por objetivos preservar ecossistemas naturais existentes e permitir a realização de pesquisas científicas e o desenvolvimento de atividades de educação ambiental e de turismo ecológico.

Além da importância da biodiversidade local, o Parque, formado pelas serras residuais, domina o relevo da região do agreste sergipano, dotando a área de importância paisagística. Em sua paisagem sobressaem as Serras de Itabaiana, Comprida e do Cajueiro.

A unidade de conservação protege ainda as nascentes de dois rios importantes, o Cotinguiba e o Poxim, que responde pelo abastecimento de grande parte da capital, Aracaju, uma das poucas ações concretas de proteção à água doce de Sergipe, além de preservar importantes remanescentes de Mata Atlântica.
Estudos científicos realizados sob a coordenação da Universidade Federal de Sergipe indicaram uma composição faunística com a presença de espécies endêmicas e ameaçadas de extinção. Nesse estudo foram registradas 16 espécies de serpentes, 24 de anfíbios e 123 de aves, sendo que, destas últimas, três são restritas da mata atlântica e uma endêmica da caatinga. Além disso, na região da Serra Comprida existem registros da ocorrência do macaco-prego-do-peito-amarelo, espécie de primata criticamente ameaçada de extinção.


No Parque Nacional de Itabaiana ainda se encontra uma pequena gruta, aberta à visitação, além de uma cachoeira usada para recreação.
Fonte(s):
http://www.ecossistema.bio.br/econoticia…

Nenhum comentário:

Postar um comentário