sábado, 12 de setembro de 2009

Projeto Derrubando as barreiras da indisciplina na escola


A questão da indisciplina escolar é um tema que sempre gerou muita polêmica. Descobrir quais são as suas causas não é tarefa fácil, principalmente porque seu número não para de aumentar.
Dentre elas, podemos destacar as causas familiares, porque as crianças marcadas pelas agressões e brigas, acabam por refletir no ambiente escolar o comportamento violento que sofrem dentro de casa. Além disso, muitas vezes as razões que levam um aluno a ser indisciplinado estão situadas no âmbito da saúde mental infantil e adolescente. O grande problema é que as escolas, geralmente, não conseguem fazer essa distinção.
A indisciplina pode ser concebida como uma técnica de exercício de poder, não inteiramente inventada, mas elaborada em seus princípios fundamentais durante o século XVIII. Nesse sentido falar de indisciplina é evidentemente o não cumprimento de regras estabelecidas.
A indisciplina na escola está na ordem do dia. As preocupações dos professores, pais e em geral da comunidade escolar são relativas aos comportamentos escolares dos alunos. Tais comportamentos têm assustado os professores e pais nos últimos anos na Escola Municipal Professora Nivalda Lima Figueiredo.
Ao assumirmos a direção desta referida escola nos deparamos com esta triste realidade e, constatamos que a indisciplina a nosso ver dentro do contexto educativo contribui para a exclusão escolar e gera um problema social grave.
Tendo clareza quanto à própria natureza da indisciplina; cabe a escola desenvolver uma política disciplinar institucional, que especifique estratégias de prevenção e intervenção, tanto em nível da escola como quanto em nível de sala de aula em particular.
Foi dentro deste entendimento que nasceu o Projeto Derrubando As Barreiras Da Indisciplina na escola que objetiva intervir com ações preventivas Para amenizar tal problema.


Jeane Rodrigues Ferreira


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